CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL

By Professor Wladimir Salles

CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL

Não podemos pensar em modelo de sustentabilidade empresarial, que não passe pela transformação nas cadeias de valor, através do direcionamento das cadeias de suprimentos, para o pensamento sustentável. A área de compras precisa assumir seu papel de protagonismo no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis, pois ela possui uma atuação que permeia, grande parte da cadeia, gerando um alto grau de influência, em todos os agentes envolvidos.

A sustentabilidade empresarial pode ser, de forma resumida, definida por um tripé, que abrange os aspectos: financeiro, social e ambiental. Sem que todos estes três quesitos estejam atendidos, não podemos falar em sustentabilidade.

Trata-se de alinhar o sucesso do negócio com o desenvolvimento econômico do negócio, sem danos ao meio ambiente e com estabilidade social.

As cadeias de suprimentos, são planejadas e geridas, com visão linear, na qual todo o fluxo é “empurrado” para frente, até o consumo final do bem ou serviço. Uma cadeia sustentável baseia-se em modelo circular, na qual há uma visão conservacionista da geração de resíduos, impactos ambientais e relação com a sociedade, ao longo de todo a cadeia.

O conceito de economia circular

Apesar de ser um conceito muito atacado, por alguns especialistas, a economia circular é uma das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de modelo de negócios sustentável.

Em um cenário de economia sustentável, a estratégia de compras das empresas precisa incorporar o drive dos resíduos, objetivando a eliminação da geração destes ao longo de toda a cadeia de valor do produto ou, no mínimo, garantir que todos os resíduos gerados em cada etapa do processo sejam redirecionados para o próprio ou outros processos produtivos, eliminando a necessidade de descarte de resíduos.

Como destaca a própria organização ISSO, as decisões de compra de uma organização não só afetam a própria organização, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade.

Como exemplificar a importância da área de compras para a formação de cadeias sustentáveis?

Um dos principais pontos está na relação com os fornecedores. O mundo dos negócios vai passar por uma transformação muito grande, na qual a palavra-chave será a colaboração. As empresas precisaram cada vez mais de ajuda externa, para responder as demandas, na velocidade estabelecida pelo mercado, mantendo os custos em níveis aceitáveis, pelo seu Setor de atuação. Neste modelo, a expertise de gerir terceiros será um diferencial competitivo, para as organizações. Gerir fornecedores está entre as principais habilidades de compras e se tornará um dos pilares da transformação, dos modelos de negócios.

Esta é uma questão sobre a qual tenho estudado e debatido muito. Vejo o início da formação do pensamento sustentável, no ecossistema de compras, mas percebo ainda faltar um longo caminho para que possamos atingir o patamar desejável.

 Sobre o Autor: Wladimir Salles, é mestre em Engenharia de Transportes (com ênfase em Logística Integrada), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA em gestão de negócios pelo IBMEC Business School do Rio de Janeiro e graduado em engenharia mecânica. Sua experiência profissional inclui cargos de gerência e supervisão nas áreas de supply chain, logística e produção, tendo atuado em organizações como USIMECA, LIGHT, Spirax Sarco e EMAQ Engenharia. Sócio da WM Treinamento & Consultoria. Diretor Regional do CBEC, Co-Autor do livro Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas.