Experiência de um MBA

By Professora Adriana Correia

Experiência de um MBA

Questionaram-me que tipo de experiência deve-se ter para maximizar o retorno de um MBA. Acredito que isso é muito relativo, porque vai depender com o que ou quem você quer trabalhar, e qual filosofia segue ou pretende desenvolver.

O que posso afirmar, a partir da minha própria experiência, é que no MBA o aluno busca por algo específico em termos de conhecimento, conteúdo ou experiência, e que geralmente, está atrelado a melhorar algo deficitário (seu, do seu empreendimento / empresa). Por isso o considero mais dinâmico do que um curso de graduação, por exemplo, já que exige muito mais do aluno e professor, principalmente no que diz respeito a participação ativa dos trabalhos e dinâmicas a serem apresentadas em cada módulo.

Entendo que o perfil dos alunos também seja um pouco mais diferenciado aqui, porque boa parte deles possuem experiência em cargos de gestão (ou estão em vias de assumir o cargo). E isso faz muita diferença, já que boa parte das dinâmicas é a partir de casos reais, onde é preciso discorrer suas práticas corporativas diárias, e colaborar com os casos dos colegas. Inclusive, é comum receber feedbacks durante o curso de soluções e práticas incorporadas nas empresas que foram apresentadas previamente em sala de aula.

Além disso, esta troca pode possibilitar o desenvolvimento de softskills (Oratória, Liderança, Negociação, Trabalho em Equipe e Sob Pressão)  já que a entrega dos trabalhos é em um prazo curtíssimo e o nível das apresentações aumenta a cada módulo, dado que precisa ser orientado para atingir bons resultados) e de networking, devido ao surgimento de novas amizades, novos relacionamentos e até mesmo novas oportunidades de trabalhos.

Então, se paira alguma dúvida quanto a fazer ou não um MBA, minha sugestão é a seguinte: verifique quais são seus pontos fortes e quais são aqueles que precisam melhorar. Considere os cursos e instituições que fornecem o conteúdo condizente com a sua análise. E por último, mas não menos importante, analise também o tempo de duração e os custos diretos e indiretos envolvidos - mensalidade, deslocamento, alimentação etc.

Tendo todas estas condições favoráveis, por que não investir?

Um abraço, boa sorte e até mais!