TOTAL COST OF OWNERSHIP (TCO): UMA PODEROSA FERRAMENTA NA GESTÃO DE COMPRAS

By Professor Sandro Reis

TOTAL COST OF OWNERSHIP (TCO): UMA PODEROSA FERRAMENTA NA GESTÃO DE COMPRAS

Atualmente, a função de compras está recebendo atenção por contribui com o sucesso estratégico da empresa, uma vez que esta área, em algumas empresas, é responsável por quase 80% das aquisições da firma. Logo, uma adequada racionalização dessa soma torna-se importante. Assim, uma das ferramentas utilizadas para esse propósito é o Total Cost of Ownership (TCO), ou Custo Total de Propriedade, na tradução para o portugues.

A aquisição, ou o preço de compra, costuma ser a parte mais visível da aquisição e, por isso, geralmente se pensa que o preço de aquisição ou compra é igual ao custo da compra. No entanto, isso pode facilmente se desviar, já que existem muitos outros custos durante o ciclo de vida das compras, que devem ser levados em consideração na avaliação e comparação de diferentes opções de aquisições.

Com o Custo Total de Propriedade pensado, os custos totais estão sendo percebidos durante o ciclo de vida das compras, na sua forma mais simples. Isso significa que, no tocante à aquisição, diveros outros custos aparentemente imperceptíveis precisam ser mapeados.

A modelagem do custo total de propriedade, facilita a tomada de decisões e fornece uma indicação da importância econômica das compras para toda a empresa. Com a visão do TCO, o baixo preço de compra pode se tornar oneroso ao se considerar outros fatores de custo associados às compras. Por exemplo, ao comparar diferentes tamanhos de embalagem e métodos de embalagem, a mais em conta, apenas pelo preço de aquisição, não é necessariamente a melhor opção, se forem envolvidos custos significativos de armazenamento e manuseio.

Importante sempre lembrar e praticar: antes de tomar uma decisão de compra, deve-se identificar os custos do seu processo.

O sucesso nos negócios requer monitoramento, exame e otimização rigorosa de todas as despesas. Algumas delas são óbvias e previstas, já outras, menos intuitivas. É fácil conhecer os custos iniciais no momento que você compra um item, no entanto, o preço inicial não reflete os custos totais relacionados a propriedade, pode ser apenas uma pequena parte do valor final  a longo prazo. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de compras de veículos, software e hardware.

 

E o que é o Total Cost of Ownership?
O TCO é uma estimativa financeira usada para calcular os custos diretos e indiretos associados à compra e propriedade ao longo do tempo. Em TI, por exemplo, o TCO é uma avaliação abrangente de todos os seus custos e inclui, especificamente, a aquisição, o gerenciamento e suporte de hardware e software, comunicações, despesas do usuário final, tempo de inatividade dos custos de oportunidade, treinamento e outras perdas de produtividade. Simplificando, é a soma de todos os custos possíveis relacionados à compra e posse de um produto. O Total Cost of Ownership também avalia os custos associados ao software e hardware ao longo de seu ciclo de vida. Isso inclui implementação e manutenção.

 

Importância do TCO
O cálculo adequado do TCO é vital para as empresas, pois não apenas leva em consideração os custos imediatos de propriedade, mas também estima e acompanha os custos de longo prazo. Se não forem inicialmente preparados, esses custos podem resultar em surpresas financeiras indesejadas. O TCO é essencial para qualquer análise de retorno do investimento (ROI).

Podemos exemplificar com a compra de um equipamento usado. A príncipio, pode ser um investimento inteligente, mas às vezes é difícil saber exatamente o que você está recebendo pelo dinheiro. Se estiver pesquisando em um site de equipamentos usados ou comprando em leilão, poderá encontrar duas máquinas de tamanho comparável, com idade e horas comparáveis,  mas uma delas tem um preço mais baixo. Pelo valor nominal, a máquina de menor custo pode parecer o melhor investimento. Mas é incrivelmente importante olhar além do preço de compra inicial para considerar o custo total de propriedade (TCO) da máquina.

Os custos envolvidos no cálculo, geralmente, se enquadram em duas grandes categorias: custos de propriedade e custos operacionais. Embora alguns dos custos de propriedade possam ser facilmente identificados antes da compra (por exemplo: preço de compra, impostos, seguro), outros custos de propriedade e operação exigirão uma estimativa adicional com base na máquina específica e no uso previsto.

 

Conclusão

Equilibrar o custo total de propriedade em sua organização é fundamental para a eficiência operacional e o sucesso geral do mercado, tendo em vista a necessidade das empresas em estabelecer relacionamentos estreitos entre fornecedores e compradores, por meio de vínculos de cooperação imprescindíveis para a competitividade dos negócios nos dias de hoje

Assim, a proficiente utilização da ferramenta de TCO possibilitará que as empresas consigam visualizar melhor seus custos, para uma correta tomada de decisão no que concerne ao seu mix de aquisições.